"Os que confiam no Senhor são como os Montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Atualizado em 25/06/2010 07h43 Moradores revelam rotina após destruição de casas em Alagoas

Os moradores de Rio Largo (AL) ainda tentam se acostumar com o barulho da correnteza provocada pela água que escorre pelo buraco aberto na barragem. Uma semana após o início da chuva que provocou destruição na cidade, o novo som ainda insiste em fazer parte da rotina atual. Outro problema enfretado por eles é a ação de saqueadores e alguns chegam a se revezar no “policiamento” voluntário de suas próprias casas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a cidade nesta quinta-feira (24). Ele anunciou a liberação de R$ 694 milhões para a recuperação das cidades afetadas pelas chuvas em Pernambuco e em Alagoas. Nos dois estados, 46 pessoas morreram por causa do mau tempo desde a semana passada.

Mãe e filha tentam recuperar o que sobrou da casa e se  protegem contra saqueadoresMãe e filha tentam recuperar o que sobrou da casa e
se protegem contra saqueadores em Rio Largo
(Foto: Glauco Araújo/G1)

“Agora, a gente de cuidar do que sobrou. Minha casa ficou cheia de água. Olhando de frente até parece que ela está inteira, mas está cheia de lama e as paredes do fundo caíram. Colocamos as panelas na frente da casa para evitar que as pessoas entrem, pelos fundos, e tentem nos roubar. O pessoal que não sofreu vem se aproveitar da desgraça dos outros”, disse Maria José de Melo, 56 anos, que morava na cidade com a mãe, Maria das Dores de Melo, 78 anos.

“Só recuperei roupas e agora vou para casa de familiares. A cidade está secando e vai ficar melhor, mas não tenho como voltar. Só Deus para ajudar a recuperar o que perdi”, disse Antonio Carlos Santos, 36 anos, vendedor autônomo.

Moradores de Rio Largo tentam retomar a rotina de antes da  enchenteMoradores de Rio Largo tentam retomar a rotina de
antes da enchente (Foto: Glauco Araújo/G1)

A destruição provocada pela chuva atingiu a rigidez do concreto e do asfalto. Uma das principais vias de acesso, que liga a parte baixa de Rio Largo até a parte alta, ficou com uma fissura de dois metros de largura e com cerca de 40 metros de comprimento.

Alguns metros adiante, a pista cedeu com a enxurrada e os trilhos da linha férrea ficaram retorcidos e caídos sobre a água que ainda corre forte no local. Os postes de iluminação pública ficaram tombados, o que comprometeu o fornecimento de energia elétrica no município.

Som da nova rotina

"A força da água ainda impressiona. Apesar de estar parecendo um riacho depois de tantos dias da tragédia, ainda é de assustar a potência da correnteza. Foi rápido demais. Eu cheguei a minha casa e a água começou a subir", disse o motoboy Cristiano da Silva, 33 anos, que perdeu a casa em Rio Largo.


Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário: