"Os que confiam no Senhor são como os Montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Para Fifa, Copa vê hoje melhor jogo: Portugal x Brasil

Pelo que diz a Fifa, a Copa do Mundo tem hoje, em Durban, às 11h, seu confronto mais gabaritado em 16 anos.

Líder do ranking da Fifa, o time de Dunga enfrenta Portugal, a terceira melhor seleção do mundo, segundo os critérios adotados pela entidade que controla o futebol.

Em 1994, na Copa dos EUA, houve um confronto envolvendo times mais bem colocados. Foi o jogo entre Brasil, então na terceira posição, e Holanda, vice-líder na época. O ranking foi criado pela entidade em 1993.

Vencendo ou empatando, o Brasil garante a liderança do Grupo G. Um triunfo dará o primeiro lugar aos lusos, que só não avançam às oitavas em caso de derrota hoje e se a Costa do Marfim vencer a Coreia do Norte e, ainda, descontar uma diferença de nove tentos no saldo de gols.

Qualquer que seja o placar do jogo de Durban, não se tira a possibilidade de o "melhor jogo" da era do ranking Fifa ser realizado novamente nas oitavas de final.

Isso porque o adversário brasileiro sairá do Grupo H, em que a Espanha, a segunda colocada na lista mundial, pode terminar tanto em primeiro como em segundo (ou até ser eliminada).

Contestado pelos critérios confusos e por muitas vezes destacar times fracos, o ranking da Fifa tem, ao menos no caso de brasileiros e portugueses, boas justificativas.
Ninguém ganhou tantos títulos depois da Copa de 2006 como o Brasil. O time de Dunga é o atual campeão da Copa América e da Copa das Confederações. Também terminou as eliminatórias sul-americanas na liderança.

Portugal não perde um jogo desde novembro de 2008. De lá para cá, foram 17 jogos contra seleções nacionais, com 12 vitórias e cinco empates. O último revés aconteceu justamente diante do Brasil, 6 a 2, em um amistoso no DF.

Mas os europeus também venceram os brasileiros sob o comando de Dunga, por 2 a 0, em fevereiro de 2007.
Na África do Sul, ambos os times vêm de grandes atuações --vitória brasileira de 3 a 1 contra a Costa do Marfim e goleada histórica por 7 a 0 dos portugueses diante da Coreia do Norte.

"Esse é o jogo com a maior procura de ingressos de toda a primeira fase. E é assim exatamente por causa dos jogadores que as duas equipes têm e pelos times que são. Tomara que o jogo expresse isso", declarou Carlos Queiroz, o treinador de Portugal.

"Sem dúvida será um jogo interessante. São equipes que mostraram nos últimos anos competitividade e muita qualidade de seus jogadores", afirmou Dunga.


Fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário: