"Os que confiam no Senhor são como os Montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre."

quinta-feira, 15 de julho de 2010

IURD de Portugal foi invadida por um homem com escavadeira

A Igreja Universal do Reino de Deus afirmou que cobrará na Justiça a responsabilização "civil e criminal" do autor de um ataque que deixou um templo da instituição parcialmente destruído na cidade portuguesa de Faro, a cerca de 300 km ao sul de Lisboa, na última terça-feira

incidente ocorreu por volta de 18h do último dia 13, quando um homem identificado como Eleutério Cortes, de 42 anos, entrou no templo com uma retroescavadeira que havia tomado emprestada de um amigo. O incidente não deixou feridos, mas causou prejuízo de 100 mil euros (cerca de R$ 224 mil).

Segundo a polícia de segurança pública, o homem alegou estar atravessando "uma fase difícil da sua vida" e disse que, em 2004, "vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro à Igreja, que acusa de ter se aproveitado da sua fragilidade", segundo o "Jornal Digital".

De acordo com o jornal, policiais irão vigiar o templo por "tempo indeterminado". Ainda segundo a publicação, informativos que foram colados na igreja indicam que os cultos "serão realizados nos horários habituais" e que a porta de emergência será usada como entrada.

A agência de notícias Lusa tentou falar com o pastor da IURD, mas o responsável recusou-se a prestar declarações, tendo-se recolhido no interior do edifício atacado, informa o "Diário de Notícias".

Segundo o "Público", que cita o dono de um estabelecimento vizinho ao templo, o homem tentava há seis anos fazer com que a Universal pagasse pelas obras que realizou na igreja.

JUSTIÇA DOS HOMENS

Em comunicado, a igreja disse que "nada justifica" o ato, que classificou como "totalmente censurável". Também afirmou que "não deixará de exigir responsabilidades criminais e civis do autor", informa o "Diário de Notícias".

"De momento nada mais há acrescentar para além de sublinharmos que os danos foram avultados, que o culpado será levado à justiça e que a Igreja tem total confiança nas entidades oficiais", afirmou a igreja, segundo o jornal.

Em entrevista ao canal de televisão SIC Notícias, Cortes disse ser um ex-fiel da igreja e que teria começado a frequentá-la em 2004. Ele ainda afirmou ter doado um total de 100 mil euros (cerca de R$ 222 mil) à instituição.

Em uma nota divulgada nesta quarta-feira, no entanto, a Igreja Universal afirmou que o homem "não tem qualquer ligação com a igreja" nem "nunca foi membro" dela.

A instituição ainda classificou o incidente como "uma situação de violência gratuita, preconceituosa e fanática".

JUSTIÇA DIVINA

No blog que mantém na internet, Edir Macedo comentou o caso e divulgou fotos da igreja destruída. "Hoje dia 13/06, por volta das 17h45, avistamos pela câmera de segurança uma máquina retroescavadeira conduzida por um homem desconhecido, que invadiu a Sede da IURD em Faro, no Largo de São n.º 10", diz.

"Movido por uma fúria incontrolável, começou a destruir completamente as portas da frente, de acesso ao hall de entrada. Imediatamente, nós corremos na direção ao homem e tentamos impedi-lo, sem sucesso", acrescenta o bispo no blog.

No texto, Macedo diz ainda que o homem "estourou a porta automática do principal acesso à igreja e a câmera de segurança", além de destruir praticamente todas as poltronas do templo.

Em letras maiúsculas, o texto afirma que permaneceram "INTACTOS O ALTAR E TODOS OS ELEMENTOS SAGRADOS QUE ALI PERTENCEM. A TAÇA COM O ÓLEO SANTO DA UNÇÃO NÃO QUEBROU E NÃO DERRAMOU. O SANTUÁRIO DE DEUS FOI PRESERVADO, PARA HONRA E GLÓRIA DO NOSSO DEUS."



Com informações da Folha SP / BBC

Nenhum comentário: